Autonomia e Flexibilidade Curricular

No decurso das mais recentes políticas educativas transcritas nos mais diversos documentos curriculares – Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais, Estratégia para Educação para a Cidadania – e respetivo quadro legal com a publicação do Decreto-Lei n.º 54/2018 e n.º 55/2018, é atribuída à Escola maior autonomia, maior poder de decisão relativamente à construção das mais eficazes práticas pedagógicas com base na maior flexibilidade curricular e organizacional das turmas e respetivos alunos.

Neste âmbito, cabe ao Centro de Formação da Associação de Escolas LeiriMar – CFAELeiriMar – proporcionar uma reflexão sobre o papel das suas Escolas associadas no contexto atual e na (re)estruturação dos pilares basilares para a construção de uma Educação que transborda as fronteiras físicas da Escola e acontece, cada vez mais, num ambiente digital.

A construção desta página web pretende constituir-se como mais um recurso de apoio às escolas associadas do CFAE LeiriMar com o objetivo fundamental de promover momentos para a criação de olhares discernidos e críticos, centrados no essencial, com uma visão de humanidade que conduza à construção de um pensamento crítico sobre a importância e o papel da Escola como espaço físico e digital ao serviço de uma construção curricular que procure encontrar os equilíbrios e participações necessárias dos diversos agentes educativos – professores, alunos, encarregados de educação, instituições – nos processos de aprender e fazer aprender.

Assim, vários são os vetores para a construção de consciências. O olhar para a autonomia e flexibilidade curricular, a perspetiva integrada da avaliação, o Plano Digital das Escolas, a Educação Inclusiva e a Estratégia da Educação para a Cidadania surgem como potenciadores para a construção de processos integrados, articulados e/ou diferenciados conducentes ao desenvolvimento das competências dos alunos.

Para a operacionalização do apoio prestado às escolas do CFAELeiriMar, várias têm sido as ações mobilizadas, a saber:

– Planeamento e dinamização de formações de formação de acordo com as necessidades das escolas/agrupamentos;

– Produção de conteúdos digitais para serem disponibilizados às escolas/agrupamentos;

– Acompanhamento e apoio individual das escolas/agrupamentos pelo Representante para a AFC e Embaixador Digital;

– Pedido de apoio à equipa AFC da DGEstE Centro;

– Dinamização das Partilhas na Rede;

– Entre outras ações.