Avaliação Pedagógica

Apontamentos formativos para reflexão 

Disponibilizam-se um conjunto de recursos que resultaram de vários momentos formativos sobre a avaliação pedagógica subjacente ao espírito do Projeto MAIA – Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica. O principal objetivo destes recursos é o de se tornarem como mais um elemento de apoio à reflexão dentro das escolas que conduza à construção de uma avaliação pedagógica cada vez mais participada por todos os docentes.


Avaliação Formativa vs Avaliação Sumativa

Este momento é um extrato da ACD “Avaliação Pedagógica: O que pretende ser? Que papéis dos intervenientes? Que sistema de avaliação e de classificação?”, dinamizado pelo formador Nelson Cardoso em 2021 e realizado para as escolas associadas ao CFAELeiriMar.


Avaliação Pedagógica: Feedback

Este momento é um extrato da ACD “Avaliação Pedagógica: O que pretende ser? Que papéis dos intervenientes? Que sistema de avaliação e de classificação?”, dinamizado pelo formador Nelson Cardoso em 2021 e realizado para as escolas associadas ao CFAELeiriMar.


Avaliação Pedagógica: Processos de recolha de informação

Este momento é um extrato da ACD “Avaliação Pedagógica: O que pretende ser? Que papéis dos intervenientes? Que sistema de avaliação e de classificação?”, dinamizado pelo formador Nelson Cardoso em 2021 e realizado para as escolas associadas ao CFAELeiriMar.


Avaliação Pedagógica: Envolvimento dos alunos

Este momento é um extrato da ACD “Avaliação Pedagógica: O que pretende ser? Que papéis dos intervenientes? Que sistema de avaliação e de classificação?”, dinamizado pelo formador Nelson Cardoso em 2021 e realizado para as escolas associadas ao CFAELeiriMar.


Avaliação Pedagógica: Critérios de Avaliação (Versão resumida)

Este momento é um extrato da ACD “Avaliação Pedagógica: O que pretende ser? Que papéis dos intervenientes? Que sistema de avaliação e de classificação?”, dinamizado pelo formador Nelson Cardoso em 2021 e realizado para as escolas associadas ao CFAELeiriMar.


Avaliação Pedagógica: Avaliação Criterial

Este momento é um extrato da ACD “Avaliação Pedagógica: O que pretende ser? Que papéis dos intervenientes? Que sistema de avaliação e de classificação?”, dinamizado pelo formador Nelson Cardoso em 2021 e realizado para as escolas associadas ao CFAELeiriMar.


Avaliação Pedagógica: Critérios de Avaliação (Versão longa)

Este momento é um extrato da ACD “Avaliação Pedagógica: Fazer aprender por meio de rubricas”, dinamizado pelo formador Nelson Cardoso em 2021 e realizado para as escolas associadas ao CFAELeiriMar.


Avaliação Pedagógica: Introdução ao Sistema de Classificação

Este momento é um extrato da ACD “Avaliação Pedagógica: O que pretende ser? Que papéis dos intervenientes? Que sistema de avaliação e de classificação?”, dinamizado pelo formador Nelson Cardoso em 2021 e realizado para as escolas associadas ao CFAELeiriMar.


Avaliação Pedagógica: Rubricas (versão resumida)

Este momento é um extrato da ACD “Avaliação Pedagógica: O que pretende ser? Que papéis dos intervenientes? Que sistema de avaliação e de classificação?”, dinamizado pelo formador Nelson Cardoso em 2021 e realizado para as escolas associadas ao CFAELeiriMar.


Avaliação Pedagógica: Rubricas (Versão longa)

Este momento é um extrato da ACD “Avaliação Pedagógica: Fazer aprender por meio de rubricas”, dinamizado pelo formador Nelson Cardoso em 2021 e realizado para as escolas associadas ao CFAELeiriMar.


Gestão Curricular e a Avaliação Pedagógica

Este momento é um extrato da intervenção da Doutora Fátima Braga nas Reuniões de Rede nos meses de janeiro e fevereiro em 2022, promovidas pela Equipa Regional para a AFC da DGESTE Centro.


Webinar “Avaliação interna e Avaliação Externa – melhorar as aprendizagens em torno de um referencial comum”

Este é o vídeo do Webinar “Avaliação interna e Avaliação Externa – melhorar as aprendizagens em torno de um referencial comum”, realizado no passado dia 1 de fevereiro de 2023. O webinar promovido pelo Projeto MAIA e o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), conta com as intervenções de Paula Simões (Direção de Serviços de Avaliação Externa) e Eusébio André Machado (Coordenador Nacional do Projeto MAIA) e com a moderação de Helena Ribeiro (Equipa Central do Projeto MAIA).


Apresentação e divulgação da brochura: Planear e Avaliar na Educação Pré-Escolar

Sessão de Abertura João Costa – Secretário de Estado Adjunto e da Educação

Apresentação da brochura: Planear e avaliar na educação pré-escolar Maria João Cardona – Escola Superior de Educação de Santarém Isabel Lopes da Silva – Direção-Geral da Educação Liliana Marques – Direção-Geral da Educação Pedro Rodrigues – Instituto da Educação da Universidade de Lisboa

O planeamento e a avaliação no jardim de infância: exemplo de uma prática Teresa de Matos – Educadora de infância do Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio, Almada

Contributos da brochura para a formação inicial e contínua Miguel Oliveira – Escola Superior de Educação de Leiria

Comentário final sobre a brochura Teresa Vasconcelos – Escola Superior de Educação de Lisboa

Sessão de Encerramento Eulália Alexandre – Subdiretora-Geral da Educação Luís Ribeiro – Presidente da Associação dos Profissionais de Educação de Infância – APEI