Plano de Recuperação das Aprendizagens

Com vista à recuperação das aprendizagens e procurando garantir que ninguém fica para trás, foi aprovado o Plano 21|23 Escola+, o qual apresenta um conjunto de medidas que se alicerçam nas políticas educativas com eficácia demonstrada ao nível do reforço da autonomia das escolas e das estratégias educativas diferenciadas dirigidas à promoção do sucesso escolar e, sobretudo, ao combate às desigualdades através da educação.


No âmbito da implementação do plano integrado para a recuperação das aprendizagens – Plano 21|23 Escola+, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021, de 7 de julho, realizaram-se, no dia 12 de janeiro de 2022, entre as 9h30 e as 13h00, as  2.as Jornadas 21|23 Escola+, na modalidade a distância, dirigidas a todos os Diretores dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas. Pretendeu-se com estas 2.as Jornadas dar a conhecer o trabalho que tem vindo a ser realizado pelas escolas relacionado com as diversas medidas e ações específicas, bem como proporcionar uma reflexão conjunta em torno do mesmo. Adicionalmente, com a publicação da Portaria n.º 306/2021, de 17 de janeiro, afigura-se como essencial promover uma apropriação dos termos e condições apresentados às escolas para que, no âmbito da sua autonomia, possam implementar uma gestão curricular superior a 25% das matrizes curriculares-base das ofertas educativas e formativas dos ensinos básico e secundário, com vista ao desenvolvimento dos seus Planos de Inovação.


Educação pré-escolar: Planeamento e Avaliação

Vídeo da sessão paralela com o tema “Educação Pré-Escolar: Planeamento e Avaliação” no âmbito do Plano 21|23 Escola +, com a participação da Doutora Maria João Cardona (ESE Santarém), Liliana Marques (DGE) e Arminda Almeida (AE Ruy Luís Gomes, Laranjeiro).


https://www.youtube.com/watch?v=aLv9VT3maJs

Eixo – Ensinar e Aprender | Domínio – + Autonomia Curricular | Medida “Começar um ciclo”

No eixo “1. Ensinar e Aprender” visa adotar medidas para que as escolas disponham de meios pedagógicos para um desenvolvimento curricular mais flexível, assente numa maior capacidade de gestão autónoma e contextualizada, centrando-se em estratégias de eficácia demonstrada, na atividade escolar e comunitária e no apoio aos alunos, sobretudo nos anos de escolaridade e desenvolvimento de competências mais afetados pelo contexto pandémico.


https://www.youtube.com/watch?v=kSn_jgmdRpg

Eixo – Ensinar e Aprender | Domínio – + Autonomia Curricular | Medida “Aprender Integrando”

No eixo “1. Ensinar e Aprender” visa adotar medidas para que as escolas disponham de meios pedagógicos para um desenvolvimento curricular mais flexível, assente numa maior capacidade de gestão autónoma e contextualizada, centrando-se em estratégias de eficácia demonstrada, na atividade escolar e comunitária e no apoio aos alunos, sobretudo nos anos de escolaridade e desenvolvimento de competências mais afetados pelo contexto pandémico.


https://www.youtube.com/watch?v=-aMiAFKbf3Q

Eixo – Ensinar e Aprender | Domínio – + Autonomia Curricular | Medida “Constituição de Equipas Educativas

No eixo “1. Ensinar e Aprender” visa adotar medidas para que as escolas disponham de meios pedagógicos para um desenvolvimento curricular mais flexível, assente numa maior capacidade de gestão autónoma e contextualizada, centrando-se em estratégias de eficácia demonstrada, na atividade escolar e comunitária e no apoio aos alunos, sobretudo nos anos de escolaridade e desenvolvimento de competências mais afetados pelo contexto pandémico.