Nesta última sessão de Partilhas na Rede dedicada à Gestão Curricular e Avaliação, as escolas foram desafiadas a refletir acerca de duas temáticas lançados pelo representante para Autonomia e Flexibilidade Curricular: i) Avaliação Pedagógica e ii) Monitorização da Gestão Curricular.
Para isso, nesta última sessão, a professora Inês Vaz, Adjunta do Diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, acompanhada pela coordenadora de departamento do 1.º CEB e a professora Lígia Pedrosa, Diretora do Agrupamento do Agrupamento de Escolas Vieira de Leiria vieram partilhar algumas das opções tomadas e ações desenvolvidas pelos respetivos agrupamentos, nas áreas da avaliação pedagógica e gestão curricular.
Vários foram os pontos abordados pelos diferentes intervenientes, e correndo o risco de não os evidenciar todos, são de realçar as seguintes ideias que mereceram uma análise reflexiva mais aprofundada durante a sessão:
Dos muitos pontos abordados pelas coordenadoras e coordenador das EMAEI, e correndo o risco de não retratar todos, são de realçar os seguintes pontos para análise reflexiva:
– Plano de Inovação inclui as seguintes opções curriculares estruturantes: i) Articulação Pré-Pri; ii) Matriz curricular-base 1.º CEB; iii) Transição entre o 1.º e 2.º CEB; iv) Matriz curricular-base 2.º CEB; v) Organização do ano escolar; vi) Calendário escolar.
– A avaliação pedagógica tem-se centrado na: i) promoção de ações de curta duração e oficinas de formação do Projeto MAIA; ii) início da construção de um referencial de avaliação; iii) valorização do feedback; iv) diversidade dos processos de recolha de informação.
– Práticas organizacionais no 1.º CEB: i) Coadjuvações na Educação Artística e na Educação Física de acordo com a disponibilidade de recursos humanos; ii) Desenvolvimento da TIC e Cidadania e Desenvolvimento de forma transversal; iii) L@bArte como Oferta Complementar; iv) Apoio ao Estudo e L@bArte de forma quinzenal aos alunos do 3.º e 4.º anos. 2.º CEB: i) Funcionamento semestral das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e TIC; ii) Não disponibilização da Oferta Complementar na matriz curricular; iii) Oferta do Apoio ao Estudo; iv) Oferta da Componente da Educação Artística. 3.º CEB: i) Funcionamento semestral das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e TIC; ii) Não disponibilização da Oferta Complementar na matriz curricular; iii) Criação da disciplina CriArte como Complemento à Educação Artística. Ensino Secundário: i) Funcionamento semestral das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e TIC; ii) Carga horária remanescente canalizada para reforço das disciplinas trianuais da componente específica; iii) Não disponibilização da Oferta de Escola na matriz curricular dos cursos profissionais.
– Opções pedagógicas organizacionais: i) dois tempos de coadjuvação em Português e Matemática do 3.º CEB; ii) um tempo para trabalho colaborativo para preparação conjunta das horas de coadjuvação; iii) um tempo para trabalho colaborativo para cada professor; iv) Apoio individualizada em sala de aula para alunos cujo o RTP o preveja; v) Desdobramento para a realização de trabalho experimental; vi) Sessões de partilha de práticas entre todos os docentes do agrupamento.
Para assistir ao vídeo da partilha, clique neste link