III Partilhas na Rede – Educação para a Cidadania

Nesta última sessão de Partilhas na Rede dedicada à Educação para a Cidadania, as escolas foram desafiadas a refletir acerca de dois pontos lançados pelo representante para Autonomia e Flexibilidade Curricular: i) Dimensões da Educação da Cidadania e ii) Práticas de operacionalização.

A professora Nélia Guerra, coordenadora da Educação para a Cidadania do Agrupamento de Escolas de Marrazes, acompanhada pela professora de Português do 3.º CEB Gracinda Brites e a professora Licínia Robalo, coordenadora da Educação para a Cidadania do Agrupamento de Escolas Vieira de Leiria, vieram partilhar resultados do impacto da Educação para a Cidadania nos respetivos agrupamentos, assim como práticas em desenvolvimento resultantes das respetivas Estratégias de Educação para a Cidadania.

Entre vários pontos abordados pelos diferentes intervenientes, e correndo o risco de não os evidenciar todos, são de realçar as seguintes ideias que mereceram uma análise reflexiva mais aprofundada na sessão:

– A Estratégia de Educação para a Cidadania constitui-se como uma das linhas orientadora transversal ao Projeto Educativo.

– A Estratégia de Educação para a Cidadania prevê que: 1. Educação Pré-Escolar é desenvolvida através do desenvolvimento de atividades de articulação de saberes sem a distribuição de domínios obrigatórios; 2. 1.º CEB constitui-se como área curricular de natureza transversal discutida, planificada e gerida em Conselho de Docentes; 3. 2.º CEB e 3.º CEB é disciplina autónoma, lecionada semanalmente com período de 50 minutos, durante um semestre. Área curricular discutida e planificada em Conselhos de Turma, senda da responsabilidade do docente que a leciona. A avaliação é proposta pelo docente da disciplina depois de ouvido os outros intervenientes.

– Vários são os documentos que pretendem planificar a Educação para a Cidadania: A Estratégia de Educação para a Cidadania nacional e do agrupamento, os referenciais de educação, planificações elaboradas em Conselhos de Turma, Plano de Melhoria 21-23.

– São as práticas pedagógicas que operacionalizam as propostas da Estratégia de Educação para a Cidadania. Estas práticas são desenvolvidas i) como disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, ii) como atividades curriculares das diferentes disciplinas, iii) como Projetos Estruturantes e iv) como Plano Anual de Atividades e Plurianual de Melhoria TEIP.

– Vários são os projetos que procuram operacionalizar a Educação para a Cidadania: Projeto de Educação para a Saúde, no domínio da “Igualdade de género”, “Saúde” e “Sexualidade”; Projeto Parlamento dos Jovens e Euroescolas no domínio de “instituições e participação democrática”; Projeto Eco-Escola e Ecovalor no domínio de “Educação ambiental”; Projeto de Empreendedorismo nas Escolas e Orçamento Participativo envolvendo os alunos em experiências democráticas; atividades de Cidadania e Desenvolvimento no domínio dos Direitos Humanos e Solidariedade.

– A Cidadania prevê a realização de vários momentos de avaliação ao longo do ano letivo que permita a aferição do cumprimento dos domínios, o levantamento de recursos utilizados e parcerias efetivadas, a reformulação da estratégia, a identificação dos pontos fracos e fortes. Tem em consideração as opiniões dos diversos intervenientes da comunidade.

– O acompanhamento e a monitorização da Estratégia de Educação para a Cidadania contemplam as seguintes ações: Reuniões de preparação com os professores que lecionam a disciplina no início do ano; Criação de grupo no Office Drive 365 para repositório e partilha de material; discussão e registo, em Equipas Educativas, de atividades articuladas com Cidadania e Desenvolvimento; Registo nas atas dos Conselhos de Turma; Monitorização das atividades desenvolvidas com apoio a instrumento de registo; Balanço trimestral pelo conselho de turma; Apresentação do balanço das atividades no Conselho Pedagógico; Relatório final no terceiro período.

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