Reuniões de Rede 2022

As Reuniões de Rede de Escolas promovidas e dinamizadas pela Equipa Regional do Centro têm-se vindo a constituir como espaços que desafiam a construção do conhecimento, através da reflexão e do debate. Neste ano letivo, nos passados dias 18, 24 de janeiro e 8 de fevereiro, A Gestão Curricular e a Recuperação das Aprendizagens, foi o tema central.

A Equipa pretende dar visibilidade ao papel das Escolas na organização e na atuação para, a partir das prioridades identificadas e de abordagens integradas do desenvolvimento curricular, promover a recuperação e a consolidação das aprendizagens.

Construímos assim um itinerário que se iniciou com a comunicação da Professora Fátima Braga sobre O Primado da Articulação Curricular, prosseguiu para um momento de partilha em microrredes de Escolas e se concluiu com o debate e aprofundamento das reflexões suscitadas pela temática em diversas salas virtuais.

É a partilha destes 3 momentos, registados em filmes, que aqui trazemos. Perspetivamo-los como contributos frutuosos à reflexão e ao debate nos contextos em que o foco esteja na equidade, na inclusão e na qualidade das aprendizagens de todas as crianças e jovens.

A Equipa Regional do Centro para AFC, Dgeste.

Comunicação Professora Fátima Braga
Ponto de partida para a reflexão orientada em torno de três eixos: i) pensar curricularmente a escola; ii) contextualização e apropriação dos referenciais curriculares; e iii) o currículo em ação.

Reflexão em microrrede de Escolas
Espaço para a divulgação do conhecimento comum produzido, onde se expõem desafios e dilemas vivenciados no processo de autonomia e flexibilidade curricular e de operacionalização dos planos de recuperação das aprendizagens.

Principais conclusões do debate em salas paralelas
A pedagogia da cooperação entre escolas caraterizou o terceiro momento das Reuniões de Rede, onde, se criaram contributos e reflexões acerca de caminhos percorridos e a percorrer na promoção do sucesso escolar

FONTE: https://afc.dge.mec.pt/reunioes-de-rede