Encontros “Partilhas na Rede – CFAE LeiriMar”

O Conselho de Diretores do Centro de Formação da Associação de Escolas LeirMar, realizado a 18 de outubro de 2021, aprovou a criação das “Partilhas na rede” com o objetivo de acomodar um modelo colaborativo de proximidade no sentido de se constituir, entre outras, como mais uma modalidade de promoção e apoio às novas práticas organizativas e pedagógicas, permitindo melhorar o conhecimento e intervenção nos contextos e nos processos, entre as escolas/agrupamentos associados ao CFAE LeiriMar, dando corpo ao quadro legal atrás referido.

Neste âmbito, procuram constituir-se como meio de promover a reflexão e o aprofundamento de práticas/procedimentos organizativos e/ou pedagógicos/didáticos de acordo com as seguintes temáticas:

i) Implementação e desenvolvimento da autonomia e flexibilidade curricular em cada escola, de acordo com a sua identidade e opções

ii) Operacionalização dos princípios, visão e áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

iii) Construção de uma identidade de escola inclusiva

iv) Consolidação de um saber interdisciplinar, de articulação curricular e do trabalho colaborativo

v) Promoção da capacitação dos alunos para o exercício de uma cidadania plena

As diferentes sessões das “Partilhas na rede” têm como principais objetivos:

1. Privilegiar as dinâmicas de partilha de práticas e/ou procedimentos organizativos, didáticos e pedagógicos;

2. Promover as práticas de colaboração entre as escolas associados do CFAE LeiriMar;

OPERACIONALIZAÇÃO

I. Os encontros “Partilhas na rede” irão acontecer em 3 momentos diferentes ao longo do ano letivo – novembro/dezembro, março e junho, na modalidade a distância.

II. Cada momento irá contemplar 3 áreas diferentes:

“Partilhas na rede – Educação Inclusiva”

“Partilhas na rede – Educação para a Cidadania”

“Partilhas na rede – Gestão Curricular e Avaliação”

IV. Cada uma das sessões terá a duração de cerca de 1 hora e 30 minutos, de acordo com a seguinte dinâmica:

1.º momento – Apresentação de procedimentos/organização/práticas por parte de 2 ou 3 escolas/agrupamentos sobre uma temática pré-definida (+/- 15min cada)

2.º momento – Realização de perguntas/reflexões sobre o apresentado

3.º momento – Resumo final pelo Representante para a AFC

NOTA: As três sessões terão temáticas diferentes. Em cada sessão, dois ou três escolas/agrupamentos irão partilhar as suas práticas e desafios aos restantes elementos das outras escolas/agrupamentos. Na sessão seguinte, serão outras escolas a partilhar e, assim, sucessivamente.

V. De cada sessão resulta a produção de material para divulgação à comunidade escolar.

Os produtos poderão ser construídos a partir de:

– Gravação vídeo das comunicações

– Material partilhado

– Resumo escrito da sessão