
O Conselho de Diretores do Centro de Formação da Associação de Escolas LeirMar, realizado a 18 de outubro de 2021, aprovou a criação das “Partilhas na rede” com o objetivo de acomodar um modelo colaborativo de proximidade no sentido de se constituir, entre outras, como mais uma modalidade de promoção e apoio às novas práticas organizativas e pedagógicas, permitindo melhorar o conhecimento e intervenção nos contextos e nos processos, entre as escolas/agrupamentos associados ao CFAE LeiriMar, dando corpo ao quadro legal atrás referido.
Neste âmbito, procuram constituir-se como meio de promover a reflexão e o aprofundamento de práticas/procedimentos organizativos e/ou pedagógicos/didáticos de acordo com as seguintes temáticas:
i) Implementação e desenvolvimento da autonomia e flexibilidade curricular em cada escola, de acordo com a sua identidade e opções
ii) Operacionalização dos princípios, visão e áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
iii) Construção de uma identidade de escola inclusiva
iv) Consolidação de um saber interdisciplinar, de articulação curricular e do trabalho colaborativo
v) Promoção da capacitação dos alunos para o exercício de uma cidadania plena
As diferentes sessões das “Partilhas na rede” têm como principais objetivos:
1. Privilegiar as dinâmicas de partilha de práticas e/ou procedimentos organizativos, didáticos e pedagógicos;
2. Promover as práticas de colaboração entre as escolas associados do CFAE LeiriMar;
OPERACIONALIZAÇÃO
I. Os encontros “Partilhas na rede” irão acontecer em 3 momentos diferentes ao longo do ano letivo – novembro/dezembro, março e junho, na modalidade a distância.
II. Cada momento irá contemplar 3 áreas diferentes:
“Partilhas na rede – Educação Inclusiva”
“Partilhas na rede – Educação para a Cidadania”
“Partilhas na rede – Gestão Curricular e Avaliação”
IV. Cada uma das sessões terá a duração de cerca de 1 hora e 30 minutos, de acordo com a seguinte dinâmica:
1.º momento – Apresentação de procedimentos/organização/práticas por parte de 2 ou 3 escolas/agrupamentos sobre uma temática pré-definida (+/- 15min cada)
2.º momento – Realização de perguntas/reflexões sobre o apresentado
3.º momento – Resumo final pelo Representante para a AFC
NOTA: As três sessões terão temáticas diferentes. Em cada sessão, dois ou três escolas/agrupamentos irão partilhar as suas práticas e desafios aos restantes elementos das outras escolas/agrupamentos. Na sessão seguinte, serão outras escolas a partilhar e, assim, sucessivamente.
V. De cada sessão resulta a produção de material para divulgação à comunidade escolar.
Os produtos poderão ser construídos a partir de:
– Gravação vídeo das comunicações
– Material partilhado
– Resumo escrito da sessão